E S C R I T O S

Trabalho de Conclusão de Curso
Opticidade: Relações entre a cidade-mídia e o ambiente do vjing
Malu Teodoro e Thiago Henrique Masci <2008>

Resumo:

Documentário "Urbanidade Alheia":


O documentário Urbanidade Alheia surgiu a partir de um olhar crítico sobre a cidade e as possíveis maneiras de atuar e fazer-se presente no espaço urbano. À medida em que os
lugares surgem, determinados acontecimentos organizados podem potencializar experiências inventivas da cidade e é neste sentido que a intervenção urbana estabelece marcas de corte, particulariza lugares e recria paisagens, resignificando os espaços públicos, estabelecendo a cidade como um espaço/mídia de criação e experimentação, revelando novos olhares sobre a cidade.


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Iniciação Científica
Som, Imagem, Movimento: A dança da manipulação em tempo-real
<2007-2008>

Resumo:
O audiovisual manipulado em tempo real tem, apesar de ser uma manifestação recente, sobretudo no Brasil, características próprias e únicas que se destacam entre as novas formas narrativas contemporâneas. O principal objetivo dessa pesquisa foi estudar o vjing e sua relação com as outras artes e suas características que variam de acordo com o ambiente em que está inserido. O trabalho baseou-se em pesquisa bibliográfica incluindo leitura, fichamento e análises de textos diversos, entre os quais pesquisadores conhecidos ou não, artigos de revista e fórums de internet, além de visitas a vários locais onde aconteciam a prática. Em Som, Imagem, Movimento foi feito um mapeamento da atual cena VJ no Brasil e analisados seus principais representantes brasileiros bem como sua obra, baseando-se no critério de espacialidade, temporalidade e densidade de informação. As várias influências que deram origem ao vídeo ao vivo foram discutidas de modo a criar um panorama da situação atual do mesmo, como seu fundamento na videoarte, nos primórdios do cinema, nas performances e happening, nas festas eletrônicas e sua relação com a arte contemporânea. Apesar das várias influências, é possível estabelecer uma linguagem comum aos vários tipos de manifestações dos VJs e estabelecer pontos-de-conexão entre os projetos de vídeo ao vivo para galerias e os vários tipos de performance para pista de dança.




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Artigo Publicados
Live-Video: Influências e novas perspectivas do audiovisual em tempo-real
Trabalho apresentado ao Intercom Júnior, no XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
Maria Luiza Teodoro <2008>

Resumo
Este artigo aborda e explora as influências e características do Vjing, um termo usado para descrever as performances audiovisuais em tempo real. O artigo discute a possível linguagem da atuação ao vivo e propõe uma reflexão sobre o uso da novas mídias neste contexto. As várias influencias que deram origem ao vídeo ao vivo serão discutidas de modo a criar um panorama da situação atual do mesmo, como seu fundamento na videoarte, nos primórdios do cinema, nas performances e happening, no dadaísmo e vanguardas do início de século, nas festas eletrônicas, na utilização do sampling e das múltiplas telas, além de sua relação com a arte contemporânea.

Palavras-chave : Tempo real; live cinema; VJ3; cinema expandido; artemídia

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